terça-feira, agosto 06, 2013

Ser professor

Ser professor dá trabalho, cansa, ganhamos menos do que deveríamos. Mas lutamos, e somos recompensados a cada gesto de carinho, de reencontro com os estudantes que se formaram, de lembranças e aprendizados. 

Eu aprendi muito mais do que ensinei na escola. Os estudantes demonstraram sempre que nos momentos mais importantes, são exemplos de seres humanos. Acredito nos estudantes, sejam eles jovens, ou adultos, que também tive o prazer de dividir uma sala escolar na educação de Jovens.

Já trabalhei no Ensino Superior, fundamental, médio e EJA. 

O que me dá mais alegria e onde me vejo com maior função social é no ensino fundamental. É ali que grande parte da nossa concepção de mundo está sendo formada, e como educadores temos importante contribuição. Os estudantes que mais me ensinaram como ser professor foram os do ensino fundamental. 

Só quando valorizarmos a educação básica para além dos formalismos acadêmicos é que poderemos ter a certeza de que a educação como um todo, formal e não-formal, será a base do novo mundo que queremos construir. Ser revolucionário é estar onde o nosso povo está, sempre!



Nenhum comentário: